Renato Borges
Musicólogo, professor e compositor.
Criador e editor do Amplificar, a caixa de ferramentas para pesquisadores na área de Música.
Doutor pelo PPGM-UNIRIO (Programa de Pós-Graduação em Música - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
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comigo se você precisa de...
- ... aulas a respeito de metodologias de pesquisa em Música e pós-graduações;
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Escute a minha música no Bandcamp, onde você também pode ter acesso aos encartes com informações adicionais (eles são bonitões, a propósito), ou em todas as plataformas de streaming:
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O que eu faço
- Amplificar
- Formação de novos pesquisadores
- Pesquisa em música
- Música
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O que já fiz
- Palestras como convidado
- Publicações
- Música
O que eu faço
Atuo em quatro frentes de trabalho: sou o editor do portal Amplificar, dou aulas de metodologias de pesquisa na área de Música, pesquiso musicologia e componho.
Amplificar (2014+)
O Amplificar é um site voltado para pesquisadores da área de Música, que criei em 2014, com uma série de ferramentas criadas especialmente para acelerar e facilitar o trabalho de pesquisa. O Amplificar mantém atualmente o maior catálogo de referências acadêmicas brasileiras da área. O site é viabilizado graças aos assinantes no Catarse.
Formação de novos pesquisadores (2013+)
Desde 2013, dou aulas particulares de metodologias de pesquisa na área de Música, com aulas presenciais e remotas, tendo atendido mais de 100 alunos de diferentes estados brasileiros e das mais variadas possibilidades de pesquisa da área. As aulas enfocam tanto aspectos técnicos como escrita acadêmica, estruturação de textos e usos de templates, quanto discussões aprofundadas sobre os motivos, conceitos e metodologias aplicáveis aos contextos de pesquisa envolvidos. Meu contato está no topo da página, caso tenha interesse em agendar uma aula.
Pesquisa em música (2013+)
Como pesquisador, me dedico a investigar os seguintes tópicos: (1) história da pesquisa institucionalizada na área de Música no Brasil, (2) documentação de pesquisa e (3) teorias musicológicas. Defendi minha tese no PPGM-UNIRIO sobre esses temas (disponível abaixo) e venho sendo convidado como palestrante a respeito destes temas (algumas palestras também disponíveis abaixo).
Música (2003+)
Sou compositor e tenho como referência minha vivência como guitarrista de bandas de progressivo e como violonista recitalista, alimentada pelo repertório musicalmente variado de trilhas de filmes, séries e jogos. Em 2010, ganhei o Prêmio de Composição Orquestral da UFRJ, com a peça O que é a...?. No ano seguinte, assinei Retorno, uma peça multiarte, que contou com 25 artistas, entremeando música, atuação cênica, vídeo, cenografia e luz, e texto de Roberta Dittz. Em 2021, lancei o EP Out of the Loop e, em 2022, o álbum Uns, com músicas instrumentais. Você pode conferir as quatro produções aí embaixo.
O que já fiz
Pequeno portfólio de documentos e registros.
Palestras como convidado, disponíveis online
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Pesquisas em Música e suas subáreas no cenário atual
2021.08.11: Fórum Permanente do PPGMUS-UFBA.
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Arquivos digitais e música: pessoas diante das bases, pessoas por trás das bases
2020.12.10: XXX Congresso da ANPPOM – A pesquisa em Música em tempos de incertezas, apresentada na Mesa-redonda 3, “A pesquisa em Música em arquivos digitais”, junto ao Dr. Edmundo Pereira e à Dra. Maria Clara Assunção.
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Musicologia em 2020: uma nova chance para revisitarmos velhas questões
2020.10.22: II Encontro Sergipano de Musicologia – Musicologia em tempo real: olhares sobre a pesquisa em tempos de pandemia, apresentada na Mesa-redonda “Desafios e possibilidades de pesquisa no momento presente”, junto à Dra. Marcele Meneses e ao Me. Roger Cristiano.
Publicações
- 2023. ComunicaçãoXXXIII Congresso da ANPPOM (referência completa)BORGES. Em busca das últimas edições impressas de periódicos acadêmicos brasileiros de Música
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Em busca das últimas edições impressas de periódicos acadêmicos brasileiros de Música. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 33., 2023, São João del-Rei. Anais […]. São João del-Rei: ANPPOM, 2023.
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- 2023. ArtigoRevista Vórtex (referência completa)BORGES. Dossiês temáticos publicados em periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música (2016-2020)
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Dossiês temáticos publicados em periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música (2016-2020). Revista Vórtex, v. 11, n. 1, 2023.
- APA
- 2023. ArtigoMúsica Hodie (referência completa)BORGES. Periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música: cronologia continuada (2000-2020)
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música: cronologia continuada (2000-2020). Música Hodie, v. 23, 2023.
- APA
- 2022. ArtigoOpus (referência completa)BORGES. A árvore e a rede: repensando nossa teoria para a área de Música
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. A árvore e a rede: repensando nossa teoria para a área de Música. Opus, v. 28, p. 1-41, dez. 2022.
- APA
- 2022. ComunicaçãoXXXII Congresso da ANPPOM (referência completa)BORGES. Quando o acervo está fora do alcance do catálogo: a importância de contatos interpessoais na localização da revista Música Hoje
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Quando o acervo está fora do alcance do catálogo: a importância de contatos interpessoais na localização da revista Música Hoje. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 32., 2022, Natal. Anais […]. Natal: ANPPOM, 2022.
- APA
- 2022. ComunicaçãoXXXII Congresso da ANPPOM (referência completa)BORGES. Usando ações musicológicas para reconhecer as conexões da musicologia global de Daniel K. L. Chua
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Usando ações musicológicas para reconhecer as conexões da musicologia global de Daniel K. L. Chua. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 32., 2022, Natal. Anais […]. Natal: ANPPOM, 2022.
- APA
- 2022. Minicurso2º Encontro DoMus (referência completa)BORGES. Algumas observações sobre ações musicológicas em pesquisas com documentos e acervos
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Algumas observações sobre ações musicológicas em pesquisas com documentos e acervos. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE DOCUMENTAÇÃO MUSICAL E MUSICOLOGIAS, 2., 15-17 de setembro de 2022, UFPA. Atas do 2º Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias: Registros das práticas musicais nos tempos e espaços. Belém: UFPA, 2022.
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- 2022. ComunicaçãoV Congresso da ARLAC/IMS (referência completa)BORGES. Música, transformações tecnológicas e comunidades em ação: questões para uma metodologia de pesquisa com periódicos de uso corrente
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Música, transformações tecnológicas e comunidades em ação: questões para uma metodologia de pesquisa com periódicos de uso corrente. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN REGIONAL PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE DE LA SOCIEDAD INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA (ARLAC/IMS), 5., 20-22 de abril de 2022, Baeza. AA.VV. Actas virtuales / Anais virtuais […]. Baeza: Universidad Internacional de Andalucía, 2022.
- APA
- 2021. ComunicaçãoXXXI Congresso da ANPPOM (referência completa)BORGES. Acervos, música e musicologia: abordagens, interesses e tendências musicológicas
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Acervos, música e musicologia: abordagens, interesses e tendências musicológicas. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 31., 2021, João Pessoa. Anais […]. João Pessoa: ANPPOM, 2021.
- APA
- 2021. ArtigoDebates (referência completa)BORGES. Conceitos para falar de pesquisa na área de Música. [versão ampliada]
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Conceitos para falar de pesquisa na área de Música. Debates, Rio de Janeiro, n. 25, p. 72-87, 2021.
- APA
- 2020. ComunicaçãoVI SIMPOM (referência completa)BORGES. Conceitos para falar de pesquisa na área de Música
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Conceitos para falar de pesquisa na área de Música. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 6., 2020, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2020.
- APA
- 2020. Mesa-redondaXXX Congresso da ANPPOM (referência completa)BORGES. Arquivos digitais e música: pessoas diante das bases, pessoas por trás das bases
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Arquivos digitais e música: pessoas diante das bases, pessoas por trás das bases. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 30., 2020, Manaus. Anais […]. Manaus: ANPPOM, 2020.
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- 2019. Tese de doutoradoPPGM-UNIRIO (referência completa)BORGES. Repertório musicológico: conceituação e aplicações contemporâneas na pesquisa em música no Brasil
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Repertório musicológico: conceituação e aplicações contemporâneas na pesquisa em música no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
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- 2019. ResumoXXV Colóquio do PPGM-UNIRIO (referência completa)BORGES. Ação musicológica: conceito e consequências para o conhecimento na área de música
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Ação musicológica: conceito e consequências para o conhecimento na área de música. In: COLÓQUIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIRIO, 25., 2019, Rio de Janeiro. Caderno de resumos […]. Rio de Janeiro: PPGM-UNIRIO, 2019.
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- 2018. ComunicaçãoXXVIII Congresso da ANPPOM (referência completa)BORGES. Impactos da geografia sobre a construção de conhecimento musicológico
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Impactos da geografia sobre a construção de conhecimento musicológico. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 28., 2018, Manaus. Anais […]. Manaus: ANPPOM, 2018.
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- 2018. ComunicaçãoV SIMPOM (referência completa)BORGES. Redes e relações entre as subáreas da pesquisa em música no Brasil a partir da produção bibliográfica do Congresso da ANPPOM
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Redes e relações entre as subáreas da pesquisa em música no Brasil a partir da produção bibliográfica do Congresso da ANPPOM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 5., 2018, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018. p. 652-664.
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- 2017. Resumo expandidoXXIII Colóquio do PPGM-UNIRIO (referência completa)BORGES. Jamais fomos disciplinares: considerações sobre duas visões sobre a interdisciplinaridade onipresente na pesquisa em Música no Brasil
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Jamais fomos disciplinares: considerações sobre duas visões sobre a interdisciplinaridade onipresente na pesquisa em Música no Brasil. In: COLÓQUIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIRIO, 23., 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos […]. Rio de Janeiro: PPGM-UNIRIO, 2017.
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- 2017. ComunicaçãoIV EITAM (referência completa)BORGES. Características dos estudos comparativos de Teoria e Análise Musical no Congresso da ANPPOM (2012-2016)
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Características dos estudos comparativos de Teoria e Análise Musical no Congresso da ANPPOM (2012-2016). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL, 4., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2017. p. 65-72.
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- 2017. ComunicaçãoII Congresso da TeMA (referência completa)BORGES; SANTANA. Perfil da pesquisa brasileira em Teoria e Análise Musical, a partir dos Congressos da ANPPOM (2012-2016)
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres; SANTANA, Fernando Vago. Perfil da pesquisa brasileira em Teoria e Análise Musical, a partir dos Congressos da ANPPOM (2012-2016). In: CONGRESSO DA TEMA, 2., Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática, 2017, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: TeMA, 2017. p. 137-145.
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- 2017. ComunicaçãoV Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP (referência completa)BORGES. Tendências de pesquisa nas teses sobre interpretação defendidas no PPGM-UniRio (2009-2015)
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Tendências de pesquisa nas teses sobre interpretação defendidas no PPGM-UniRio (2009-2015). In: MELO, Edésio de Lara et al (org.). Anais 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP: ensino-aprendizagem, memória e linguagens, n. 1, v. 1. Ouro Preto: UFOP, 2017. p. 370-385.
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- 2016. ComunicaçãoIV SIMPOM (referência completa)BORGES. Visualização em rede da pesquisa brasileira em Música, através das palavras-chave
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Visualização em rede da pesquisa brasileira em Música, através das palavras-chave. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 4., 2016, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. p. 1036-1045.
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- 2014. Dissertação de mestradoPPGM-UNIRIO (referência completa)BORGES. Relações entre música, espaço e ouvintes: alterações sonoras e espacialização de música acústica a partir da prática dos Cori Spezzati
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Relações entre música, espaço e ouvintes: alterações sonoras e espacialização de música acústica a partir da prática dos Cori Spezzati. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
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- 2014. ComunicaçãoIII SIMPOM (referência completa)BORGES. Espaço virtual na música instrumental do período Barroco: timbre e dinâmica a serviço da Espacialidade
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. Espaço virtual na música instrumental do período Barroco: timbre e dinâmica a serviço da Espacialidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 3., 2014, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014.
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- 2014. ResumoXVIII Colóquio do PPGM-UNIRIO (referência completa)BORGES. A espacialidade sob o foco da análise: quatro muros a serem derrubados
- ABNTBORGES, Renato Pereira Torres. A espacialidade sob o foco da análise: quatro muros a serem derrubados. In: COLÓQUIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIRIO, 18., 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos […]. Rio de Janeiro: PPGM-UNIRIO, 2014.
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Música
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Uns (2022)
Uns é um álbum de nove músicas instrumentais, que estende o universo sonoro de Out of the Loop (2021). No som, entram o piano e as percussões de metal, enquanto os instrumentos de corda continuam sendo o motor que conduz a música adiante. Musicalmente, o álbum prioriza texturas de ensemble – e, por vezes, de ensembles tocando junto. Essa coletividade sonora é o motivo do título do álbum: Uns.
Uns é uma palavra que conecta dois idiomas: o português e o alemão. Em português, ela significa “alguns” (um plural, digamos, pequeno de um) e o plural do número 1. Em alemão, ela significa “nos”, o pronome pessoal para “nós”. Essa duplicidade (“alguns”/“nós”) sintetiza as coletividades audíveis nesse álbum.
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Out of the Loop (2021)
Out of the Loop é um EP de cinco músicas instrumentais e dá sequência ao trabalho com ciclos de Retorno (2011), reunindo uma instrumentação rica em percussão e cordas dedilhadas e palhetadas. Muito palhetadas, a propósito. E os ciclos não são só um assunto: há um certo (des)enrolar musical de ciclos durante o álbum que faz com que o próprio trabalho musical também seja baseado em loops. Instrumentalmente, a música de Out of the Loop foi criada pensando em três grupos de instrumentos: o Solo, o Ripieno e a Caravana. Tanto as seções das músicas quanto a timbragem e a mixagem partiram dessa lógica.
Um aspecto interessante sobre a composição desse EP é que Out of the Loop foi realmente esculpido a partir de loops. Durante o processo de composição das músicas, a escuta repetida de pequenos trechos permitiu, conforme cada música ia sendo composta, que os elementos sonoros fossem gradualmente adicionados ou alterados, rumo ao resultado final. Boa parte do processo de composição desse álbum foi transmitido ao vivo na Twitch, com outras pessoas vendo os acertos e erros do trabalho, comentando trechos e dando sugestões, em fluxo contínuo.
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Retorno (2011)
Retorno reuniu música, video, atuação, objetos cênicos e 25 pessoas no e em volta do palco, contando uma história de sonhar, realizar uma jornada, falhar no objetivo final e retornar para fazer tudo novamente. O conceito original foi não só colocado em palavras pela fantástica cantarolante e escrivã Roberta Dittz, como possibilitado pela imagética que ela construiu de forma tão poderosa.
Retorno se baseou em ciclos e espelhamentos, com muito de sua arte composta dessas técnicas (como a arte do próprio título!) e completável somente por suas próprias inversões e espelhamentos. Retorno era estruturado em 10 Capítulos, de seis minutos, cada, em uma performance de uma hora.
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O que é a...? (2010)
O que é a...? é uma peça orquestral, ganhadora do Concurso de Composição para a Orquestra Sinfônica da UFRJ, edição 2010. A peça foi estreada no primeiro dia (18 de outubro) do Panorama de Música Brasileira Atual 2010, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ.
A peça é um pequeno tributo ao constructo imagético e sonoro do universo Matrix, em dois movimentos: I - Siga o Coelho Branco; II - Inúmero. A performance da ORSEM, regida pelo maestro Ciro Tabet, está no YouTube.